12 de junho de 2016

Por que a escola pode ser tão estressante?

O período escolar mais estressante é o período de provas, com certeza! Mas eu sempre me questiono o porquê de ser tão estressante assim. Será a sobrecarga de estudar tanto e quase não absorver nada?

Esse é o maior problema, a gente acaba lendo, lendo e lendo, mas no fim não entendemos nada... Então decidi trazer algumas dicas pra pegar bem o conteúdo na hora de estudar!


Faça resumos
É o básico. Antes de resumir, tem de selecionar as partes mais importantes, não adiantar "resumir" copiando tudo, tem que selecionar só o que é o mais importante.

Faça uma pausa
Sim, é importante fazer uma pausa para dar uma relaxada, escutar uma música, fazer um lanche. Estudar durante quatro horas seguidas é pior, pois nosso cérebro não consegue prestar tanta atenção assim. Então sugiro que estudem durante uns quarenta e cinco minutos, e então faça uma pausa para atender às suas necessidades.

Procure referências
Quando eu digo para procurar referências, quero dizer para achar objetos ou situações do cotidiano que sirvam como referências na hora da prova. Por exemplo: Pense numa bola, se a palavra importante começar com B.

Desligue o celular
Pode ser a parte mais difícil, não acham? Mas é necessário, o celular atrapalha (e muito) na concentração. Será que ele (a) me respondeu?

Mas não tem como evitar, o estresse acaba nos acompanhando. Vou tomar como exemplo eu mesma, durante o período de provas fiquei tão estressada que mal conseguia dormir de noite, mas no fim deu tudo certo.

Fazer exercícios físicos também é uma boa. Não é necessário ir a uma academia, mas fazer uma caminhada de dez minutos já é maravilhoso, ou andar de bicicleta. Os exercícios te tornam uma pessoa mais disposta pela manhã. Relaxar é importante; sente-se na sua cama com os pés bem acomodados no chão, imagine todos seus problemas se esvaindo pela sua cabeça, indo para o universo, só permanecendo aquilo que interessa, você uma árvore em que as folhas secas caem, essas folhas são os seus problemas... Bote para fora tudo aquilo que não acrescenta.

♥♥♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário